DicasLifestyleViagens

Dicas para sua primeira viagem sozinho(a)

Muitas pessoas me perguntam como consigo viajar sozinho, sou sempre bombardeado por perguntas e frases do tipo. “Vai sozinho?” “Deve ser um tédio!” “Nossa… mas porque sozinho?” “Eu não tenho coragem!” “Ah eu não consigo, preciso ter alguém pra conversar.” “Nossa mas eu não tenho inglês!” e blá blá bla.

Beleza, então deixa eu dizer uma coisa, PARE AGORA com essas frescuras, besteiras.

Viajar sozinho é uma experiência incrível, acho que todos devem fazer isso ao menos uma vez na vida, seja lá para onde for, já fiz e faço diversas viagens dentro e fora do país sozinho, e sabe de uma coisa… eu nunca, nunca fico sozinho, a não ser que eu realmente queira.

Como comecei

Rocky Mountains | Canadá

Se você leu o post que falo sobre mim, sabe, que minha primeira viagem sozinho foi para Vancouver no Canadá, em um intercâmbio. Resolvi fazer isso, mais pela experiência de ir sozinho pra fora do país do que de fato aprender inglês, o inglês veio como bônus..heheheh

Cheguei no aeroporto extremamente nervoso, com muito medo do que encontraria por lá, e logo nos primeiros dias percebi que não seria assim tão difícil.

Em pouco tempo fiz muitos amigos, claro que nesse caso por conta da escola, e dos passeios que eles organizam. Mas era muito fácil fazer amizades, conhecer alguém no intervalo das aulas e no mesmo momento combinar um almoço, pensei que essa facilidade seria só ali, até que resolvi fazer outras viagens sozinho, em buscar de outras experiências parecidas com essa, não sendo através do intercâmbio. Então conheci o tal do Hostel, e depois disso nunca mais me hospedei de outra forma. O Hostel não é só uma questão de economia de viagem como todos pensam, é uma escolha de experiência, e é essa experiência que escolhi pra mim quando o assunto é viajar sozinho.

Machu Picchu | Peru

5 dicas para sua primeira viagem sozinho

Antes de mais nada, encare o medo, porque sim, pra maioria das pessoas ele vem. Vem pra mim até hoje. Então encare de frente, respire fundo e dê o primeiro passo. E o primeiro passo eu diria que é a compra das passagens.

  1. Estude seu destino, saiba, antes de sair de casa, tudo o que você pretende conhecer e como vai se locomover por lá, (ônibus, metrô, taxi, uber). Eu procuro sempre saber sobre o transporte público, pra mim são as melhores opções, ainda mais nas grandes cidades.
  2. Se hospede em Hostel, mas não adianta pegar um quarto individual, prepare um cadeado pra sua mala e fique em um quarto compartilhado, os mistos (homem e mulher) são os mais legais. É no Hostel que você vai ter os primeiros contatos com as pessoas de outras nacionalidades e culturas, que provavelmente vão sair com você algumas vezes durante a sua viagem. Se ninguém te convidar pra fazer algo, convide você mesmo, pergunte quais os planos do dia seguinte que é sucesso.
  3. Viaje conectado, quando viajo para o exterior, sempre uso o chip da easysim4u, tem internet ilimitada por um preço fixo, e eu consegui aqui 10% de desconto pra leitores do blog, é só usar o CUPOM: VININOMUNDO10.
  4. Comece pelo Brasil, procure alguns destinos com grande concentração de estrangeiros, como Rio de Janeiro, Bahia, Foz do Iguaçu e etc.. ou, se quiser logo sair do Brasil e não domina o inglês, vá a algum país aqui da América do Sul, mesmo não falando espanhol, é um idioma relativamente fácil de ser entendido.
  5. Vá preparado, os perrengues acontecem e serão as melhores histórias pra serem contadas, acredite, vão enriquecer sua viagem e você vai se orgulhar de ter passado por eles com sucesso. heheheh

Conclusão

Se Joga, se joga porque a vida ta aí pra ser vivida, o mundo ta aí pra ser explorado, não espere o momento certo, o momento certo é agora. =)

Já fez sua primeira viagem sozinho? Me conta aqui embaixo como foi, adoro ouvir as experiências e histórias.

Vini Guimarães
Vini Guimarães
Hei, eu sou o Vini e uma das principais coisas que quero aqui, é te ajudar a viajar mais e melhor com menos, cola comigo e vamos juntos nessa. Eu acredito que viajar é necessário para todos… e sabe por quê? Porque “Viajar transforma pessoas e pessoas transformam o mundo.”

33 Comments

Leave a Comment