BrasilDicas

Viagem durante a Pandemia; como é voar nesse período

Eu, não diferente de todos os viajantes estava absolutamente desesperado e ansioso pra todo esse período de pandemia passar, pra chegar logo a bendita da vacina, mas sabemos que isso ainda vai demorar um pouco. Mesmo com boas notícias referente as vacinas que estão sendo testadas, inclusive no Brasil, o melhor dos cenários é que, no primeiro bimestre chegue uma pequena dose, apenas para os profissionais da saúde e grupo de risco.

Com tudo isso acontecendo, e eu, com o meu trabalho remoto completamente preso dentro de quatro paredes por mais de 5 meses, cumprindo a quarentena rigorosamente, comecei a entrar num nível de estresse e ansiedade absurda e sei que não fui o único nesse período.

Reserva Booking

No aeroporto de São Paulo GRU

Aeroporto GRU durante a pandemia
Aeroporto GRU durante pandemia

Chegando no aeroporto, pra minha surpresa, antes da aérea de embarque, não vi muita coisa diferente, bastante gente pra lá e pra cá, eu realmente fiquei surpreso com a quantidade de pessoas a ponto de fazer uma viagem durante a pandemia, eram filas e mais filas pra check-in e despacho de bagagens, pelo menos todos sem exceção estavam utilizando máscaras, essa recomendação, inclusive, estava bem espalhada em plaquinhas pelo aeroporto.

Já fica essa dica evite despachar malas durante esse momento, viaje leve, ganhe tempo e se mantenha um pouco mais afastado desse tipo de aglomeração.



Área de embarque

Também muito bem sinalizada com todas as recomendações de segurança como manter o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel, que por sinal, diferente do saguão de check-in do aeroporto a área de embarque possuía vários pontos com o álcool para essa higienização.

Álcool gel disponível no aeroporto
Álcool gel na Área de embarque

Os bancos também estavam todos muito bem sinalizados, com adesivos sinalizando onde era permitido sentar para manter o distanciamento, e eu achei curioso que, de fato, as pessoas estavam respeitando isso, o que é muito bom.

Sinalização de distanciamento na área de embarque
Sinalização de distanciamento no aeroporto

No momento do embarque houve uma tentativa de manter o distanciamento entre as pessoas, mas a realidade foi diferente, sempre tem aqueles ansiosos e desesperados pra embarcar logo na aeronave, mas no geral existe uma chamada, primeiro as prioridades por lei, o que já é comum e na sequência uma outra chamada por grupos de numeração das poltronas, mas como disse a fila se forma, as pessoas se aglomeram e não adianta muito.

Fila de embarque durante a pandemia
Fila de embarque durante a pandemia

Dentro da Aeronave

A grande dúvida: Porque seguir tantas recomendação de distanciamento se dentro da aeronave isso não é possível?

Sim, as pessoas continuam sentando umas ao lado das outras durante o voo, não existe o distanciamento e as cia aéreas já se pronunciaram sobre isso.

“Se não preenchermos os lugares, precisaríamos repassar os custos para os consumidores”

Respirar dentro da aeronave é extremamente seguro, primeiro porque todos são obrigados a utilizar máscaras, o que já reduz muito o risco do contágio, segundo que as aeronaves possuem um sistema de reciclagem de ar chamado HEPA (High Efficiency Particulate Air) , ele faz a troca do ar constantemente de 2 a 3 minutos em média, essa purificação mata 99,9% dos vírus e bactérias.

Aeronave internamente durante a pandemia
Aeronave durante a pandemia

O serviço de bordo, nosso momento lanchinho está suspenso durante os voos curtos, é servido apenas água mineral em copos individuais e lacrados se você solicitar, no meu caso, eu voei Gol e o lanche foi entregue na saída do voo, pode ser que não aconteça com outras cias ou voos mais curtos do que o meu, no caso de São Paulo para Recife. As revista de entretenimento e cardápios a frente da poltrona também foram todos retirados, agora tamos apenas o folheto com as instruções de segurança.

Desembarque

Logo que somos avisados sobre o pouso o comandante reforça algumas recomendações de segurança da Anvisa, todas aquelas que já sabemos, mas que sempre vale a pena lembrar.

Assim, como eu já havia imaginado, o desembarque começa nas primeiras poltronas, uma comissária vai orientando aos poucos a saída dos passageiros, ninguém levanta, se não chegar a sua vez de desembarcar. Mais essa dica; se você é aquele desesperado pra sair, pegue os lugares mais à frente da aeronave, quanto mais fundo no avião, mais você demora pra desembarcar.

Passagens Promo

Minha experiência e recomendações

Pra ser bem sincero eu até que achei tudo super tranquilo, aparentemente todos estão realmente preocupados com a saúde nesse momento, tanto os funcionários quanto o público em geral, no aeroporto e dentro na aeronave.

E, se tem algo que realmente eu recomendo não só nesse momento mas pra sempre, é o não despacho de bagagem, isso vai de fato te manter mais distante das pessoas e vai te fazer ganhar tempo, tanto quanto no momento em que você chega ao aeroporto como no momento do desembarque, você vai sentir a liberdade de não ter a necessidade de ficar esperando sua mala na esteira, com aquela apreensão de sempre, achando que sua mala foi extraviada porque é sempre a última a chegar.

E as demais que todos nós já sabemos, mas é sempre bom lembrar: use máscaras, se sua viagem for muito longa, troque durante o voo, mantenha suas mãos higienizadas, leve com você um frasco de álcool gel de bolso e sempre que possível mantenha a distância de todos.

Essa foi a minha experiência de viagem durante a pandemia, isso não quer dizer que estou incentivando você a viajar nesse momento, eu senti a necessidade, viaje se você julgar necessário e se sentir bem, seguro e confortável com isso. 

Ahh, tem um vídeo sobre o tema lá no meu canal também, vai lá dar uma olhada, já aproveita, se inscreve e ajuda um Vini com um like. =)

Vini Guimarães
Vini Guimarães
Hei, eu sou o Vini e uma das principais coisas que quero aqui, é te ajudar a viajar mais e melhor com menos, cola comigo e vamos juntos nessa. Eu acredito que viajar é necessário para todos… e sabe por quê? Porque “Viajar transforma pessoas e pessoas transformam o mundo.”
Leave a Comment