São Roque é uma pequena cidade no interior do Estado de São Paulo, e um dos 29 municípios paulistas considerados Estância Turística.
Popularmente conhecida como “Terra do vinho” a cidade possui uma grande variedade de Vinícolas com produções diversas de Vinhos que pode agradar qualquer paladar.
Além disso, todos os anos no mês de Outubro, a cidade promove a Expo São Roque, que tem como objetivo vender produtos como, vinhos, sucos, uvas e alcachofras direto para o consumidor final.
Nem só de vinho vive São Roque, a cidade também conta com outras atrações turísticas, como o Ski Mountain Park, um parque de esqui artificial e também considerado o maior centro de entretenimento de montanha artificial da América Latina.
Mas, estamos aqui para falar de vinho, certo?
Como Chegar
Pra quem é de São Paulo como eu, são aproximadamente 70km da Capital Paulista, sem dúvida a melhor opção para chegar é de carro, saindo de São Paulo pela Rod. Raposo Tavares pegue a saída para São Roque (Centro) no km 58.
Caso você não tenha carro eu acho super válido alugar um veículo ainda na sua cidade, para fazer o roteiro com mais tranquilidade e liberdade na hora das paradas, recomendo a RentCars para sua locação, lá em uma única pesquisa ele lista todas as locadoras disponíveis e encontra os melhores preços na categoria desejada.
Onde Se hospedar em São Roque
Umas das dúvidas que geralmente surgem quanto a visita a Rota do Vinho em São Roque é de quantos dias são necessários para fazer toda a rota, na minha opinião, um dia inteiro é suficiente, levando em consideração as principais paradas, caso você queira explorar um pouco mais e fazer diversas paradas ao longo do caminho, nesse caso eu já recomendaria um final de semana completo.
Independe de qual roteiro escolher, se hospedar na cidade de São Roque após a Rota do vinho é algo altamente recomendado, afinal, você irá degustar diversos vinhos e álcool e volante não combinam certo?
Em uma das minhas visitas com a família escolhemos o Stefano Hotel, um Hotel mega aconchegante bem próximo ao início da Rota do Vinho e que além de Hotel é um restaurante super conhecido e bem avaliado no TripAdvisor.

Vinícolas para Visitar
1. Quinta do Olivardo
Entre as grandes e tradicionais vinícolas na Rota do Vinho em São Roque, uma das primeiras que você encontrará é a Quinta do Olivardo que não é apenas uma Adega, lá você encontra um restaurante com ótimas opções, sua gastronomia é completamente inspirada na tradicional cozinha Portuguesa, mais especificamente da região da Ilha da Madeira.

Aos finais de semana você também pode encontrar uma pequena fábrica de Pastéis de Nata, mais conhecidos como Pastéis de Belém e algumas outras barracas, onde é possível provar as diversas opções da casa, eu fiz questão de experimentar o tradicional e conhecido Bolinho de Bacalhau, eu super recomendo.

Atividades
Uma das atrações que sempre me chamou a atenção nas visitas que fiz a Quinta do Olivardo, e que ainda infelizmente não pude participar, é o passeio guiado com degustação chamado; Vinho dos Mortos, que nada mais é do que uma tradição do Senhor Olivardo, que, apaixonado pela Cultura e História de Portugal, enterra alguns vinhos, e desenterra após 6 meses compartilhando com as pessoas ali presente.

Isso vem da História da invasão dos Franceses, durante esse período os Portugueses enterravam os vinhos e ao desenterrar pensaram estar estragado e foram surpreendidos com um vinho ainda mais saboroso por conta da escuridão e da temperatura constante.
Além disso existem algumas opções de lazer paras as crianças como; Tirolesa, Pedalinho, escalada entre outras atividades.
ATENDIMENTO
Dom a Sex 9h30min às 17h30min
Sáb, Dom e Feriados 9h30min às 21h45min
ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 4
► Leia também: DICAS PARA SUA PRIMEIRA VIAGEM SOZINHO(A)
2. XV de Novembro
Alí bem pertinho da Quinta do Olivardo encontramos a Vinícola XV de Novembro, que segundo o site, já conta com 60 anos de produção em vinhedos selecionados, possui também uma outra linha chamada Quinta Moraes.

Eu fui surpreendido em minha última visita, cheguei lá e encontrei um espaço novíssimo, amplo e agradável, com diversos tipos de vinhos, entre eles, sabores super diferentes, que vi e provei ali pela primeira vez, o vinho de morango e de abacaxi, que são mais conhecidos como Coller, eles são produzidos com Vinho Branco e o suco natural da fruta e tem seu teor alcoólico bem mais baixo (6%) comparado ao Vinho comum.

Eles também inauguraram um Empório e uma Cafeteria onde no empório você encontra outros produtos como; alcachofras, queijos, geleias, cachaças e licores, já na cafeteria, pode ser um momento de pausa no seu passeio, aquele momento pra tomar um bom café moído na hora.
ATENDIMENTO
Seg a Sex 9h às 17h
Sáb, Dom e Feriados 9h às 18h
ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 4,5
3. Canguera
Além da tradição em vinhos desde a década de 50, a Canguera possui um amplo espaço agradável de lazer e com algumas atividades para as crianças, que são pagas à parte.
Nesse espaço o que chama bastante atenção são alguns pontos super legais para fotos, como estas abaixo, são fontes de um líquido avermelhado simulando um vinho de verdade.

Como todo bom paulistano, sou apaixonado por aquele pastel de feira, e achei um tanto quanto curioso, o pastel sabor uva com brigadeiro, confesso que não provei, mas vou fazer isso na minha próxima visita.
A Canguera também possui um restaurante próprio, que pode ser uma opção para seu almoço, segundo o próprio site é um restaurante referência na região e tem como especialidade a Flor de Alcachofra.
ATENDIMENTO
Seg a Sex 9h às 17h30min
Sáb, Dom e Feriados 9h às 18h
ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 8
► Leia também: DICAS PARA SUA PRIMEIRA VIAGEM SOZINHO(A)
4. Vinícola Góes
Assim como as outras Vinícolas citadas, a Góes não pode faltar na sua visita a Rota do Vinho em São Roque, pra mim é uma das mais tradicionais da cidade, uma das maiores e em todas as vezes que visitei era a mais movimentada, ela definitivamente sempre fecha o meu roteiro.
A Vinícola traz o nome de seus fundadores, o casal Benedito Moraes de Góes e Maria das Dores Lima de Góes, descendentes de portugueses e que iniciaram as vendas ainda na década de 30, mais especificamente no ano de 1938.

Além dos diversos vinhos a Góes também produz um delicioso Chopp de Vinho, o conhecido Grape Cool, e também aqueles vinhos de outros sabores conhecidos como Cooler, lá você encontra de Pêssego e Pina Colada.
As degustações são possíveis para quase todas as bebidas, com exceção aos vinhos finos, você deve pagar uma taxa de R$ 15,00 pra ter uma degustação orientada de 4 vinhos finos a sua escolha.
A Góes também possui uma visita monitorada de aproximadamente 1h10min onde você pode visitar os ambientes da Vinícola em detalhes, toda a sua história e o processo de fabricação, nessa visita também está inclusa a degustação de 4 vinhos finos o custo é de R$ 45,00.
ATENDIMENTO
Dom a Sex 9h30min às 17h30min
Sáb, Dom e Feriados 9h30min às 21h45min
ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 9
Gostou da lista? Tem mais alguma vinícola para indicar que você considera imperdível?
Deixa aqui pra mim nos comentários que vou conhecer na minha próxima visita a Rota do Vinho em São Roque.
6 Comments
Ótimo post Vini! Adoro essa rota vinícola de São Roque, é sempre uma boa pedida pertinho de Sampa!
Valeu meu querido. Eu também curto muito, sempre que posso vou lá buscar uns vinhos.. heheh
Bom Dia!
Você saberia me informar se por conta da pandemia, essas vinícolas estão funcionando?
Obrigado
Olá Assis! Estão todas funcionando sim, inclusive fui lá no inicio desse mês e fiz um vídeo para o canal. Pode conferir aqui. https://www.youtube.com/watch?v=fehqu8dB3wE
Vila don patto também é um bom lugar para conhecer em são Roque.
Oi Jéssica, Obrigado por lembrar, realmente a Vila donn Patto tem ambientes suber agradaveis também. =)