BrasilSão Paulo

Rota do Vinho em São Roque: 4 Vinícolas que você deve conhecer

São Roque é uma pequena cidade no interior do Estado de São Paulo, e um dos 29 municípios paulistas considerados Estância Turística.

Popularmente conhecida como “Terra do vinho” a cidade possui uma grande variedade de Vinícolas com produções diversas de Vinhos que pode agradar qualquer paladar.

Nem só de vinho vive São Roque, a cidade também conta com outras atrações turísticas, como o Ski Mountain Park, um parque de esqui artificial e também considerado o maior centro de entretenimento de montanha artificial da América Latina.  

Mas, estamos aqui para falar de vinho, certo?

Como Chegar

Pra quem é de São Paulo como eu, são aproximadamente 70km da Capital Paulista, sem dúvida a melhor opção para chegar é de carro, saindo de São Paulo pela Rod. Raposo Tavares pegue a saída para São Roque (Centro) no km 58.

Onde Se hospedar em São Roque

Umas das dúvidas que geralmente surgem quanto a visita a Rota do Vinho em São Roque é de quantos dias são necessários  para fazer toda a rota, na minha opinião, um dia inteiro é suficiente, levando em consideração as principais paradas, caso você queira explorar um pouco mais e fazer diversas paradas ao longo do caminho, nesse caso eu já recomendaria um final de semana completo.

Independe de qual roteiro escolher, se hospedar na cidade de São Roque após a Rota do vinho é algo altamente recomendado, afinal, você irá degustar diversos vinhos e álcool e volante não combinam certo?
Em uma das minhas visitas com a família escolhemos o Stefano Hotel, um Hotel mega aconchegante bem próximo ao início da Rota do Vinho e que além de Hotel é um restaurante super conhecido e bem avaliado no TripAdvisor.

Vinícolas para Visitar

1. Quinta do Olivardo

Entre as grandes e tradicionais vinícolas na Rota do Vinho em São Roque, uma das primeiras que você encontrará é a Quinta do Olivardo que não é apenas uma Adega, lá você encontra um restaurante com ótimas opções, sua gastronomia é completamente inspirada na tradicional cozinha Portuguesa, mais especificamente da região da Ilha da Madeira.

Quinta do Olivardo
Foto: Arquivo Pessoal | Quinta do Olivardo

Aos finais de semana você também pode encontrar uma pequena fábrica de Pastéis de Nata, mais conhecidos como Pastéis de Belém e algumas outras barracas, onde é possível  provar as diversas opções da casa, eu fiz questão de experimentar o tradicional e conhecido Bolinho de Bacalhau, eu super recomendo.

Cardápio Quinta do Olivardo
Foto: Cardápio Quinta do Olivardo

Atividades

Uma das atrações que sempre me chamou a atenção nas visitas que fiz a Quinta do Olivardo, e que ainda infelizmente não pude participar, é o passeio guiado com degustação chamado; Vinho dos Mortos, que nada mais é do que uma tradição do Senhor Olivardo, que, apaixonado pela Cultura e História de Portugal, enterra alguns vinhos, e desenterra após 6 meses compartilhando com as pessoas ali presente.

Vinho dos Mortos
Foto: Arquivo Pessoal | Vinho dos Mortos

Isso vem da História da invasão dos Franceses, durante esse período os Portugueses enterravam os vinhos e ao desenterrar pensaram estar estragado e foram surpreendidos com um vinho ainda mais saboroso por conta da escuridão e da temperatura constante.

Além disso existem algumas opções de lazer paras as crianças como; Tirolesa, Pedalinho, escalada entre outras atividades.

ATENDIMENTO
Dom a Sex 9h30min às 17h30min
Sáb, Dom e Feriados  9h30min às  21h45min

ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 4

2. XV de Novembro

Alí bem pertinho da Quinta do Olivardo encontramos a Vinícola  XV de Novembro, que segundo o site, já conta com 60 anos de produção em vinhedos selecionados, possui também uma outra linha chamada Quinta Moraes.

Entrada Vinícola XV de Novembro
Foto: Arquivo Pessoal | Entrada Vinícola XV de Novembro

Eu fui surpreendido em minha última visita, cheguei lá e encontrei um espaço novíssimo, amplo e agradável, com diversos tipos de vinhos, entre eles, sabores super diferentes, que vi e provei ali pela primeira vez, o vinho de morango e de abacaxi, que são mais conhecidos como Coller, eles são produzidos com Vinho Branco e o suco natural da fruta e tem seu teor alcoólico bem mais baixo (6%) comparado ao Vinho comum.

Fachada Vinícola XV de Novembro
Foto: Arquivo Pessoal | Fachada Vinícola XV de Novembro

Eles também inauguraram um Empório e uma Cafeteria onde no empório você encontra outros produtos como; alcachofras, queijos, geleias, cachaças e licores, já na cafeteria, pode ser um momento de pausa no seu passeio, aquele momento pra tomar um bom café moído na hora.

ATENDIMENTO
Seg a Sex 9h às 17h
Sáb, Dom e Feriados  9h às 18h

ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 4,5

3. Canguera

Além da tradição em vinhos desde a década de 50, a Canguera possui um amplo espaço agradável de lazer e com algumas atividades para as crianças, que são pagas à parte.
Nesse espaço o que chama bastante atenção são alguns pontos super legais para fotos, como estas abaixo, são fontes de um líquido  avermelhado simulando um vinho de verdade.

Fachada Vinhos Canguera
Foto: Arquivo Pessoal | Fachada Vinhos Canguera

Como todo bom paulistano, sou apaixonado por aquele pastel de feira, e achei um tanto quanto curioso, o pastel sabor uva com brigadeiro, confesso que não provei, mas vou fazer isso na minha próxima visita.

A Canguera também possui um restaurante próprio, que pode ser uma opção para seu almoço, segundo o próprio site é um restaurante referência na região e tem como especialidade a Flor de Alcachofra.

ATENDIMENTO
Seg a Sex 9h às 17h30min
Sáb, Dom e Feriados  9h às 18h

ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 8

4. Vinícola Góes

Assim como as outras Vinícolas citadas, a Góes não pode faltar na sua visita a Rota do Vinho em São Roque, pra mim é uma das mais tradicionais da cidade, uma das maiores e em todas as vezes que visitei era a mais movimentada, ela definitivamente sempre fecha o meu roteiro.

A  Vinícola traz o nome de seus fundadores, o casal Benedito Moraes de Góes e Maria das Dores Lima de Góes, descendentes de portugueses e que iniciaram as vendas ainda na década de 30, mais especificamente no ano de 1938.

Fachada Vinícola Góes
Foto: Arquivo Pessoal | Fachada Vinícola Góes

Além dos diversos vinhos a Góes  também produz um delicioso Chopp de Vinho, o conhecido Grape Cool, e também aqueles vinhos de outros  sabores conhecidos como Cooler, lá você encontra de Pêssego e Pina Colada.

As degustações são possíveis para quase todas as bebidas, com exceção aos vinhos finos, você deve pagar uma taxa de R$ 15,00 pra ter uma degustação orientada de 4 vinhos finos a sua escolha.

A Góes também possui uma visita monitorada de aproximadamente 1h10min onde você pode visitar os ambientes da Vinícola em detalhes, toda a sua história e o processo de fabricação, nessa visita também está inclusa a degustação de 4 vinhos finos o custo é de R$ 45,00.

ATENDIMENTO
Dom a Sex 9h30min às 17h30min
Sáb, Dom e Feriados  9h30min às 21h45min

ENDEREÇO
Estrada do Vinho KM 9

Gostou da lista? Tem mais alguma vinícola para indicar que você considera imperdível?
Deixa aqui pra mim nos comentários  que vou conhecer na minha próxima  visita a Rota do Vinho em São Roque.

Vini Guimarães
Vini Guimarães
Hei, eu sou o Vini e uma das principais coisas que quero aqui, é te ajudar a viajar mais e melhor com menos, cola comigo e vamos juntos nessa. Eu acredito que viajar é necessário para todos… e sabe por quê? Porque “Viajar transforma pessoas e pessoas transformam o mundo.”

6 Comments

Leave a Comment