PeruReceitas

Receita Ceviche Peruano

Se você já acompanha meu canal lá no youtube, já deve conhecer o quadro Vini na Cozinha, onde eu compartilho com vocês uma receita típica de algum país que eu já visitei, o primeiro foi o Poutine, um prato tipicamente Canadense e dessa vez, vamos conhecer o tradicional Ceviche Peruano um daqueles pratos que enche a boca d’água principalmente daqueles que apreciam um saboroso peixe cru.




Preparo do Ceviche Peruano
Preparo do Ceviche Peruano

O que é o Ceviche Peruano

Um prato típico e muito tradicional da culinária Peruana, o Ceviche Peruano basicamente é feito com peixe cru marinado em suco de limão e vinagre.
O ideal é que seja um pescado fresco e branco, sem muita gordura e nem músculo, se quiser também pode usar o salmão, foi exatamente como fizemos lá canal.
O Ceviche Peruano não é considerado um prato principal de uma refeição, geralmente é servido como uma entrada, acompanhado de um milho também Peruano chamado mote, ele pode ser tostado ou fervido, a batata também é uma opção de acompanhamento.

Receita do Ceviche

Como toda e qualquer receita, existe uma grande variação dos ingredientes, o que vamos falar aqui é uma receita do Diego Miyata, o chefe que fez esse prato lá no canal.

Ingredientes Ceviche Peruano
Ingredientes Ceviche Peruano

Ingredientes

  • 1kg salmão
  • 1kg peixe branco (San Peter)
  • 2 cebolas roxas
  • 1 maço de cebolinha
  • 8 limões
  • 1 tomate
  • 1 copo aprox. de vinagre branco
  • 1 envelope de hondashi
Passagens Promo

Modo de Preparo

Limpe bem o peixe branco, procure tirar a parte que fica no meio, é uma parte mais escura e mais dura que se não for retirada pode deixar o seu ceviche não tão saboroso assim. Após limpo, corte em cubinhos.

Já o Salmão, retire a pele e também corte em cubinhos, ao cortar certifique que não tenha espinhas, corte com calma pra sentir bem e com cuidado vá retirando o que for necessário.

Corte em cubos pequenos,  separe em recipientes diferentes as cebolas, o tomate e a cebolinha.

Esprema os limões separadamente e reserve.

Preparo do Ceviche Peruano
Preparo do Ceviche Peruano

Montando o prato

Pegue um recipiente pequeno de sua escolha para começar a montar, vamos fazer porções que sirva até duas pessoas.

Nesse recipiente coloque primeiro um punhado do peixe branco e a mesma quantidade do salmão.

Em seguida acrescente um pouco da cebola e mais ou menos a mesma quantidade de tomate e um pouco da cebolinha, coloque uma quantidade a seu gosto, mas não exagere muito, o que devemos ter no nosso prato em maior quantidade são os peixes.

Acrescente o limão até cobrir o peixe que ficou por baixo e aproximadamente 3 colheres de sopa de vinagre.

E por fim, uma pitada de hondashi, que é o toque especial da nossa receita.

Misture, cubra com uma tampa ou um filme e leve a geladeira.

Vale dizer que você pode optar por um recipiente menor para pequenas porções como fizemos, ou até mesm montar tudo em um único recipiente grande, para que cada um possa se servir à vontade, mas lembre sempre comece montar o seu Ceviche Peruano com os peixe por baixo e os demais ingrediente por cima.

Sirva

Ceviche Peruano
Ceviche Peruano

Após duas horas na geladeira, seu Ceviche Peruano está pronto para servir.
Esse tempo na geladeira é essencial para o peixe marinar no limão e no vinagre, é isso que vai tornar seu prato super saboroso.

Se ainda ficou meio perdido só com essa receita, dá uma olhada no youtube, fizemos tudo isso pra facilitar ainda mais pra vocês.




Vini Guimarães
Vini Guimarães
Hei, eu sou o Vini e uma das principais coisas que quero aqui, é te ajudar a viajar mais e melhor com menos, cola comigo e vamos juntos nessa. Eu acredito que viajar é necessário para todos… e sabe por quê? Porque “Viajar transforma pessoas e pessoas transformam o mundo.”
Leave a Comment