Recentemente durante toda essa pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo, a Hurb ficou muito em evidência entre os viajantes Brasileiros, por conta dos preços de seus pacotes de viagens extremamente agressivos e atraentes, como por exemplo; Orlando com 7 diárias e aéreo incluso por apenas R$ 999,00. Recebi muitas dúvidas de vocês, lá no meu Instagram @vininomundo, se realmente é seguro comprar os pacotes da Hurb, e resolvi, então, pesquisar sobre a empresa e esclarecer tudo, aqui nesse post.
Que empresa é essa?
A Hotel Urbano – Hurb, é uma agência de viagens online associada a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), com 9 anos no mercado que segundo Antonio Gomes, Vice presidente Comercial e um dos fundadores, já atendeu mais de 5 milhões de clientes.
Com mais de 20 milhões de cadastros de viajantes e 12 milhões de likes no Facebook, a empresa diz que detém a maior Fanpage de turismo do mundo e com isso se auto avalia como; a agência de viagens online líder no nosso País.
De acordo com o próprio site da Hurb a agência também possui diversos prêmios importantes que podem pesar na sua decisão de compra, prêmios como; Melhor Atendimento ao Cliente, do turismo brasileiro – pela Exame/IBRC e prêmio Época Reclame Aqui, na categoria Turismo e Lazer/ Serviços.
É possível também, com uma rápida pesquisa no site Reclame Aqui, constatar que a empresa possui uma boa nota geral, com 7.6 contra 7.3 Decolar, 5.7 Submarino Viagens e 5.7 CVC, perdendo apenas para os 8.0 da ViajaNet.

Como funcionam os pacotes?
Assim como qualquer viagem, sendo pacotes ou não, nós como clientes/viajantes devemos sim nos atentar a todas as letras miúdas do que estamos comprando, antes de clicar naquele botão tão esperado de finalizar compra, aqui eu já facilito alguns pra vocês.
• Você deve ter datas flexíveis
Você nunca vai fechar o pacote sabendo exatamente quando vai viajar, no momento da compra, deve ser preenchido 3 datas sugeridas e as confirmações chegam com até 45 dias de antecedência.
Além disso esse pacotes promocionais de 2021 são válidos entre Março de 2021 até o mês de Novembro de 2021, com exceção das férias de Julho, feriados e eventos na sua cidade de origem, ou na cidade no destino escolhido.
• Sua hospedagem
No momento da compra, não é informado sobre a hospedagem, porém em uma live no Youtube no dia 10 de Abril, a Diretora de Operações Karyna Accioly, afirmou que todas as Hospedagem são em Hotéis de categoria 3 estrelas com nota mínima de avaliação de 7.3 ou superior, podendo haver solicitação de Upgrade de hotel com custo adicional.
► Leia também: DICAS PARA SUA PRIMEIRA VIAGEM SOZINHO(A)
• Cancelamento e Multas
Como todo serviço, esses pacotes também possuem uma política de cancelamento, porém na mesma live de Youtube citada acima, a também Diretora de operações, disse que para esses pacotes não serão aplicadas multas de cancelamento.
Um dos diretores presentes na live ainda acrescentou que não existe a possibilidade de cancelamentos por parte da Hurb, se houver cancelamentos será por parte do cliente.
• Pacotes individuais
Os valores que aparecem no site são para uma única pessoa em quarto duplo, ou seja, deve se adquirir dois pacotes para garantir o valor apresentado na oferta, no site não fica muito claro como ficariam os valores para um viajante solo.
Esclarecimentos da Hurb
Muitos influenciadores de viagens e agências menores têm criticado esses pacotes, por conta dos baixos preços que aparentemente não condizem com a realidade, e muitos dizendo acreditar que a empresa não conseguiria se manter até 2021, a ponto de honrar com todas os pacotes vendidos, até mesmo a ABAV do Paraná divulgou um alerta em seu Instagram sem citar especificamente a Hurb mas deixando muito claro o recado.

E, em meio a tantas notícias ruins espalhadas pela internet sobre esses pacotes promocionais, a Hotel Urbano – Hurb resolveu esclarecer dúvidas em uma live no seu canal de Youtube, essa live juntou 3 de seus principais diretores, para esses esclarecimentos que são: Allan Baptista (Diretor de Marketing), João Ricardo (Diretor Executivo) e Karyna Accioly (Diretora de Operações).
Abaixo alguns pontos da live que achei relevante
Umas das principais críticas é que a Hurb estaria pegando o dinheiro dos pacotes para gerar caixa e se manter durante a crise da Pandemia, a resposta foi a seguinte…
“Não é uma estratégia visando gerar caixa, isso não faz o menor sentido, sempre tivemos pacotes com esses preços. Nosso modelo de negócio permite fazer esse tipo de estratégia.”
Eles também afirmam estar na melhor fase financeira da empresa, sem dívida alguma, e com 700 funcionários sendo que nenhum deles foi demitido durante a pandemia.
“Não demitimos ninguém por conta do coronavírus e nem vamos demitir, vamos nos reinventar quantas vezes for necessário.”
Questionados sobre o posicionamento da ABAV Paraná eles disseram.
“É um comunicado que prejudica o turismo de uma forma geral, vamos honrar todos os pacotes, não é enganação, não estaríamos aqui colocando nossa cara a tapa.”
Durante a live eles disseram receber um comunicado da ABAV Nacional e ABAV Rio informando que o posicionamento da ABAV Paraná, não condiz com o posicionamento oficial da mesma, sendo assim eles seguem recebendo apoio da ABAV Nacional.

Eles também foram questionados sobre a MP N°498, que é uma Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União, no dia 08 de Abril de 2020 que resumindo, permite o não reembolso dos serviços oferecidos desde que assegurem uma remarcação ou uma disponibilização do crédito para uso ou abatimento em outros serviços.
A resposta foi que eles não utilizarão dessa MP.
E a minha principal dúvida, era como eles conseguem valores tão agressivos para os pacotes, e a explicação foi que, eles como empresa, negociam direto com as Cias Aéreas e Hotéis, chegando a negociar valores que nenhum de nós como clientes comuns conseguimos fazendo as tradicionais pesquisas.
ASSISTA AQUI A LIVE COMPLETA DA HURB RESPONDE, tenho certeza que vai te ajudar a tomar sua decisão de compra.
Comprar ou não comprar esses pacotes?
Diante de tudo o que apresentei aqui, sobre o histórico da empresa, notas de avaliação e os esclarecimentos em live com os principais diretores. Eu me senti mais confiante para a compra de um pacote sim, então, eu compraria, mas ainda não descarto a possibilidade de haver riscos, levando em conta que não sabemos até onde vai essa pandemia e até quando vai durar essa crise que o vírus está deixando, portanto não paute sua decisão final de compra baseado na minha opinião, e/ou de nenhum outro influenciador, blogueiro, youtuber e muito menos, outras agências menores, que na maioria das vezes irão criticar o concorrente. Avalie você os riscos, a decisão final de compra é única e exclusivamente sua.
Espero ter te ajudado, agora me diz aqui nos comentários se você comprou algum pacote Hurb, ou se pretende comprar.
Links Úteis
Direitos e deveres dos passageiros
Sobre a MP nº 498
Os Pacotes Hurb São Confiáveis?
Como é viajar com a Hurb?
8 Comments
Boa tarde, Vini. Eu fechei pacotes para Cancún com uma galera da faculdade, vamos comemorar o último semestre do curso. Obrigado por expor suas informações embasadas em fontes além da sua opinião. Acredito que fiquei mais confiante depois desse post. Ótimo trabalho!
Que legal Ezequiel! Depois me conta lá no instagram @vininomundo como foi a viagem e se tudo correu conforme esperado. Feliz por ter ajudado. Abração
Informações muito importantes para os viajantes de plantão. Muito obrigada pelo perfeito trabalho de pesquisa e por elucidar com embasamentos, e não com achismos ou opinião pessoal.
Eu vi muita gente falando por falar! Corri atras de informações mais concretas pra ajudar a galera a se basear melhor. =)
Nao comprem, não tem comunicação , não te atendem ou respondem em nenhum dos canais, 17 dias tentando , e nem em créditos estão devolvendo cancelamento , não entrem tremenda dor de cabeça
Oi Suzan, muito obrigado por compartilhar sua experiência tambêm.
É sempre bom ouvir todos os lados da moeda.
Cheguei aqui achando que você super ia falar bem da Hurb ou super falar mal, achando que você tinha vínculo de patrocínio com a Hurb ou uma concorrente, porém, foi totalmente o contrário. Você foi completamente honesto e sincero e além do mais teve fontes confiáveis de suas pesquisas. Me ajudou a decidir sobre a compra do pacote, através da sua matéria muito bem elaborada.
Obrigado! =D
Fico muito feliz mesmo em ter ajudado Gabriel! Qualquer dúvida só me chamar lá no instagram @vininomundo. Grande Abraço.