BrasilRecifeViagens

Dicas de Recife: Tudo o que você precisa saber antes de ir!

Recife e suas sombrinhas de Frevo

Recife, a capital do Estado de Pernambuco e também carinhosamente conhecida como a capital do Nordeste, um destino realmente imperdível para os Brasileiros apaixonados por sol, praia e belezas naturais.

Eu já estive em Recife por duas vezes, e devo admitir que já sou um apaixonado pela cidade, e não só isso, ir pra Recife também nos proporciona fazer outras visitas a cidades e praias ao seu redor. Eu tive um bate papo com meu amigo Walli do instagram @ondeestawalli que é um Pernambucano, Recifense, vive na cidade e meu deu várias dicas de Recife, tudo o que você pode fazer dentro e em seus arredores, vou compartilhar tudo aqui com vocês nesse post.

Quantos dias ficar em Recife

Uma pergunta que sempre surge quando começamos a planejar  uma visita a um novo destino é justamente essa, quanto tempo ficar, para de fato, conhecer e aproveitar tudo o que a cidade tem de bom pra nos oferecer.

Bom, pelas nossas contas pelo menos uns sete dias seria o ideal para visitar com tranquilidade, não só em Recife, mas principalmente o que as cidades ao redor tem de bom pra oferecer ao turista, como as praias do litoral norte e do litoral sul. A primeira vez em que visitei Recife fiquei por volta de cinco dias e realmente me dei conta que esses dois dias a mais teriam feito a diferença, então uma semana é tempo bem legal pra curtir Recife e arredores.

Dica de hospedagem em Recife

Sem dúvida a melhor região para se hospedar em Recife e a região de Boa Viagem, uma excelente localização, no centro da cidade e pertinho de tudo, e com uma orla incrivelmente linda, ideal para alugar uns patinetes da @loop.mobi e rodar até cansar. Ali só não é recomendável  entrar no mar por ser uma região de tubarões.

Eu fiquei com a família  no Hotel Atlante Plaza, um hotel 5 estrela na orla de Boa Viagem, com um elevador panorâmico de frente para o mar, e uma vista da piscina de tirar o Fôlego .

O Hotel faz parte da Rede Pontes Hotéis, que conta também com Summerville Beach Resort e o Mar Hotel Conventions e ao reservar qualquer um deles você automaticamente tem direito a um voucher que dá acesso a Sala VIP do aeroporto de Recife, onde você  poderá aguardar tranquilamente seu voo, com alguns quitutes gratuitos.

Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em Recife

Marco Zero de Recife
Marco Zero de Recife | Foto: Arquivo Pessoal

Recife é uma Cidade com muita história e cultura envolvida, logo já pensamos no centro antigo, eu particularmente adoro visitar áreas  centrais das cidades que estou viajando, e é de fato o lugar onde concentra-se suas Histórias,  e em Recife isso não é diferente, então, vale a pena passear meio sem rumo, conhecer o marco zero e entrar aleatoriamente nos museus da região.

E além disso vale destacar 3 lugares na região de Recife que você não pode perder.

Pica de Brennand

Pica de Brennand em Recife
Pica de Brennand | Foto: Arquivo Pessoal

A Coluna de Cristal no centro de Recife, exatamente em frente ao marco zero da cidade é popularmente conhecida como Pica de Brennand por esse seu formato peculiar e pra falar bem a verdade poucos moradores da região sabem de fato o nome correto da escultura.

É uma obra do artista plástico  Brasileiro Francisco Brennand, confeccionada por argila e bronze possui 32 metros de altura. 

Para conhecer a escultura de perto é necessário pegar um pequeno barco que sai do marco zero da cidade no valor de R$ 5,00 ida e volta.

Rua do Bom Jesus

Rua do Bom Jesus no centro de Recife
Rua do Bom Jesus | Foto: Renato Assis

Vale muito destacar a Rua do Bom Jesus que prova toda sua beleza sendo eleita a 3ª rua mais bonita do mundo pela Architectural Digest uma importante publicação Estadunidense que listou as 31 ruas mais bonitas do Mundo.

Instituto Ricardo Brennand

Fundado em 2001 por Ricardo Brennand e inaugurado em Setembro de 2002 com uma inauguração de gala que contou inclusive  com a presença de um Príncipe da Dinamarca, e logo no ano de 2003 para inauguração de uma nova exposição recebeu a Rainha da Holanda, Beatriz Guilhermina. Hoje é uma instituição cultural Brasileira sem fins lucrativos que já foi eleita pelo site TripAdvisor o melhor museu da América do Sul.

Instituto Ricardo Brennand em Recife
Instituto Ricardo Brennand | Foto: institutoricardobrennand.org.br

O Instituto conta com cinco edificações: a Galeria, Pinacoteca/Biblioteca, Museu das Armas/Castelo São João, o Restaurante, e por fim uma Capela. 

Ta aí um lugar que infelizmente não pude visitar por falta de tempo, mas sem dúvida está na minha lista da próxima visita.

As praias ao Redor de Recife

Antes de ir direto ao ponto das praias imperdíveis, vale lembrar que todas são acessíveis de carro a partir de Recife, eu recomendo o aluguel pela Rentcars o site já pesquisa por você em todas as locadores possíveis e já te mostra o melhor preço.

Porto de Galinhas

Dicas de Recife Praia de Porto de Galinhas
Praia de Porto de Galinhas | Foto: Arquivo Pessoal

Um pouco mais de 60km de Recife você chega em Porto de Galinhas uma das praias do litoral Sul de pernambuco, suas águas clarinhas e suas belas piscinas naturais tornam Porto de Galinhas sem sombra de dúvidas a praia mais turística da região.

Maracaípe

Praia de Maracaípe
Praia de Maracaípe | Foto: Arquivo Pessoal

Ali coladinho a porto de Galinhas você encontra a praia de Maracaípe bem mais tranquila em relação a quantidade de pessoas é  super conhecida pelos seus imensos e lindos coqueiros, inclusive por ali fica um drone conhecido como “drone humano”, ele sobe do coqueiro com seu telefone celular e fotógrafa lá de cima, mas é claro que isso tem um preço.

Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros
Praia dos Carneiros | Foto: Arquivo Pessoal

Na minha opinião a mais charmosa da região, uma água  super calminha, com muito menos movimento de pessoas comparada a Porto de Galinhas e com aquela igrejinha que não pode deixar de sair na foto. Eu passei um dia inteirinho por lá, também fiz um passeio que nos leva a outras praias e piscinas naturais quando a maré está mais baixa.

Minha principal dica: se você está saindo de Recife e pretende  conhecer essas três  praias acima, considere passar uma ou duas noite em Porto de Galinhas para depois seguir viagem até a Praia do Carneiros. Porto de Galinhas está no meio do caminho entre Recife e Carneiros, fazendo isso você evita o zig zag, economiza tempo e combustível.

Cidade de Olinda

Alto da Sé em Olinda perto de Recife
Alto da Sé Olinda | Foto: Arquivo Pessoal

E é claro pra fechar esse post não podemos deixar de falar da Bela Olinda. Ali bem pertinho da Capital Recife a você encontra a Cidade que é um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, também super conhecida pelos seus carnavais dos bonecos gigantes.
Prepare-se para as longas subidas que Olinda oferece e aproveita a bela vista no alto da sé.

Espero que tenha curtido todas essas dicas de Recife, aproveite e dê uma olhada no vídeo abaixo, onde eu bato um papo com o Rafa @ondeestawalli e mostro várias  imagens das prais feitas por Drone. Está incrível.
Passagens Promo

Vini Guimarães
Vini Guimarães
Hei, eu sou o Vini e uma das principais coisas que quero aqui, é te ajudar a viajar mais e melhor com menos, cola comigo e vamos juntos nessa. Eu acredito que viajar é necessário para todos… e sabe por quê? Porque “Viajar transforma pessoas e pessoas transformam o mundo.”
Leave a Comment