DicasEUAViagens

Como tirar o visto americano: passo a passo para você seguir

Tirar o visto americano é o passo primordial para conhecer os Estados Unidos, um dos países mais cobiçados de viagens dos brasileiros. 

Independente do destino no país, você precisará de um visto. Seja uma viagem turística ou de negócios, para estudar, trabalhar ou mesmo se só estiver passando pelo país, será necessária a permissão do país. Por isso reunimos mais informações aqui, e te daremos um passo a passo de como tirar o visto americano. Vamos lá?

Visto americano
Foto: Arquivo Pessoal

São 4 passos:

  1. Preencher o formulário DS-160
  2. Agendar entrevista para o visto e pagar a taxa
  3. Comparecer ao CASV e à entrevista do visto americano
  4. Retirada ou recebimento do visto

Passo 1: Formulário DS-160

Este formulário é longo e todas as perguntas são em inglês (há uma opção de tradução no site).
Além disso, todos os dados inseridos precisam ser em concordância com seus documentos, e com todas as comprovações que poderão ser pedidas no dia da entrevista. 

Por exemplo, um dos campos do formulário te pede o valor do seu salário mensal. No dia da entrevista leve os comprovantes que estejam de acordo com o valor informado. Ah! e certifique-se de sempre salvar o seu progresso na hora do preenchimento, para não correr o risco de expirar e perder todos os dados já inseridos.

Reservar Booking

Passo 2: Agendar entrevista para o visto

Nessa fase, você também realizará o pagamento da taxa de solicitação do visto, que em 2020 para turismo ou negócios é de $160 dólares
Depois da confirmação do pagamento, é hora de agendar a coleta de digitais e entrevista para o visto.
A coleta de digitais e foto é feita em um dos CASVs, e a entrevista é feita no Consulado.

Passo a Passo para o visto americano.
Foto: Arquivo Pessoal

Passo 3: Comparecer ao CASV e ao consulado para a entrevista

No CASV é realizada a coleta de digitais e também a fotografia. O processo é rápido, você entrará numa fila e depois irá a uma cabine para o procedimento.
Já a entrevista no consulado, pode variar muito de caso para caso. A principal dica é manter a calma e responder somente o solicitado. 

Lembre-se que eles têm os dados preenchidos por você no formulário DS-160, então as suas respostas têm que estar de acordo.

O que levar e não levar para entrevista?

Não é permitido entrar com bolsa ou celular no consulado, por isso leve apenas seu documentos em uma pasta e seu passaporte.
Para a entrevista, você pode levar todo e qualquer documento que comprovem os seus vínculos com o Brasil, como documentos escolares e profissionais. Fica a critério do cônsul, solicitá-los ou não, por isso, só entregue a ele o que for solicitado.

Passo 4. Entrega do Visto Americano

Se o seu visto for aprovado, eles ficarão com o seu passaporte, para impressão e colagem do visto.
Como dissemos, o visto pode ser retirado em algum CASV ou pode ser entregue na sua casa. Eles te mandarão um e-mail avisando que o visto está pronto. 

Uma informação importante é que um terceiro pode fazer a retirada no CASV, com uma cópia da identidade do solicitante, a página de confirmação impressa, e uma carta de autorização de retirada e assinada por você.

Como aumentar as minhas chances de ter o visto aprovado?

Na verdade, não é possível dar certeza de que seu visto será aprovado ou negado. Mas o que se sabe é que para a grande maioria, eles avaliam a sua vida e não a sua viagem.

Nayandra Pereira
Nayandra Pereira
Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos e sou engenheira ambiental.
Leave a Comment